fbpx

Presença digital: sabe o que é e como está a sua?

digital presence Presença digital: sabe o que é e como está a sua?

Antes de começar este novo texto, tenho uma simples pergunta: sabe o que é ter uma presença digital ou como ter uma? Se o caro leitor respondeu, “Sim, eu estou em todas as redes sociais”, tenho de dizer-lhe que, infelizmente, o seu conhecimento sobre o mundo digital precisa de um “upgrade”, mas não se preocupe, pois este artigo, como sempre, vem com o intuito de o ajudar da forma mais simples e direta possível. Preparado para entrar no mundo digital? Vamos lá…

Ter uma presença digital vai muito além de ter um website ou, como foi dito anteriormente, um perfil que é constantemente atualizado numa rede social. A presença digital é a forma como a sua marca se posiciona e como usa os meios digitais para se apresentar, mostrar-se presente e mostrar confiança aos seus consumidores e seguidores. Além disso, a presença digital é um processo que consome bastante tempo e as suas principais bases são: pesquisas, conteúdos, entender as necessidades do seu público e aproximar o seu consumidor a sua marca.

O segredo para se ter uma boa presença online

Tal como o fundo do oceano, que digamos ser “infinito” uma vez que o ser humano ainda não conseguiu explorar totalmente o seu fundo, no mundo digital é a mesma coisa: existem diversas ferramentas e plataformas que podem ajudar a criar presença online e se fôssemos listar e explicar todas ficaríamos por aqui mais alguns dias. Por isso, decidimos selecionar as melhores e as mais utilizadas. Como costumamos dizer: conhecimento é poder.

  • E-mail marketing
  • Redes Sociais
  • Google My Business
  • Blog corporativo
  • Website corporativo
  • Campanhas digitais

E-mail marketing

Sim, vamos começar com o tópico mais famoso da nossa lista. Não, o e-mail marketing não morreu, assim como a televisão não matou a rádio. A questão é: se a sua empresa souber utilizar esta ferramenta e fizer um bom planeamento terá um bom resultado.

Ter o e-mail de um cliente é algo valioso, uma vez que esta é a forma mais fácil e rápida de entrar em contacto com ele ou anunciar as novidades do seu website ou da sua loja.

A nossa dica para fazer com que o seu e-mail seja bem recebido é: ofereça algo ao seu consumidor, um e-book, um código promocional, trate o seu cliente como gostaria de ser tratado  – parece cliché mas é a mais pura verdade, se uma pessoa lhe enviou o e-mail dela, algo pessoal e único, significa que ela confia em  si, então porque não fazer algo para mostrar que se importa com ela?

Redes Sociais

Chegamos ao tópico que todos amam e talvez o mais essencial nos dias de hoje.

Acredita-se que grande parte do mundo esteja conectado em pelo menos uma rede social, ou seja, pelo menos uma vez no dia, alguém vai ver a sua marca neste espaço digital. A grande diferença desta plataforma é a forma ágil, uso da expressão informal e a facilidade de poder estar conectado com o seu público. Porém, assim como cada cliente é diferente, o mesmo ocorre com as redes sociais. O Twitter é diferente do Instagram, que é diferente do Pinterest, que é diferente do Facebook, que é diferente do Tinder, ou seja, é de grande e extrema importância conhecer e entender como elas funcionam, às vezes, um conteúdo pode  tornar-se viral numa rede e ficar esquecido na outra. Daí também a importância de adaptar os seus conteúdos mediante a rede social em que está a publicar – tema para um novo artigo que em breve estará online.

Google My Business

Assim como nos casos anteriores, esta  é uma ferramenta gratuita e de fácil utilização para que consiga gerir a presença online do seu negócio no Google, sem falar na pesquisa Google e, claro, no Google Maps.

De acordo com o Google, as empresas que utilizam a ferramenta acabam por ter o dobro das hipóteses de conquistar a confiança dos seus utilizadores, afinal, quem é que vai discordar da maior ferramenta de busca de todos os tempos? Por isso, é essencial manter o registo da sua empresa sempre atualizado no Google My Business, com a morada certa, fotografia, horário de funcionamento e todo o tipo de informação que seja relevante para o seu negócio.

Blog Corporativo

O blog corporativo é uma das principais ferramentas para se ter uma boa presença online, além de criar uma relação com os clientes e futuros clientes. Veja bem, com um blog, podemos criar conteúdos diferentes dos das redes sociais, diferentes dos do e-mail marketing, podem mostrar mais sobre o que faz a sua empresa, além de poder falar sobre outros assuntos.

Não se esqueça de ter o seu blog otimizado para o SEO, ou seja, fazer com que o seu blog seja relevante nos motores de busca, como o Google, Yahoo ou o Bing, por exemplo. Devo dizer que esta é uma ferramenta que ajuda o seu negócio a tornar-se numa referência no seu tipo de mercado.

E claro, não poderia deixar o de lado o fator mais importante de um blog, já sabe? Uma dica: já falámos bastante sobre isso: atualização! É de grande importância manter o seu blog sempre atualizado e tentar ao máximo trazer coisas novas, gerar novos tipos de conteúdos e qualquer tipo de informação que seja útil para o seu cliente.

Website Corporativo

Bem, não devo ser eu a dizer que se o meu querido leitor quer abrir um negócio, ter um website é o primeiro passo e o mais importante de todos! (É tão importante que fiz questão de destacar para que você entenda.) Para simplificar, faço-lhe uma pergunta: diga-me uma empresa que não tenha um website e que tenha tido sucesso? É difícil, para não dizer que é uma tarefa quase impossível.

O website é onde as pessoas vão procurar o seu negócio, vão querer saber quem você é. Em suma é a cara da empresa, o espaço que tem para divulgar os seus produtos, os seus serviços, contar a sua história, além de ser o sítio em que as pessoas irão encontrar a melhor forma de poder entrar em contacto consigo e, claro, onde as pessoas podem encontrar o seu blog também.

Tal como falado no tópico anterior, o seu website deve ser otimizado para SEO e, claro, deve ter uma fácil navegação, imagina ter um site onde as pessoas não conseguem clicar em nada e as fotos estejam sem qualidade? A imagem é tudo e, acredite, no mundo digital é muito mais fácil a sua empresa perder ou ganhar credibilidade pelos pequenos detalhes.

Campanhas digitais

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao último tópico da nossa lista. Não se pode falar em presença digital sem falar das campanhas digitais. Pense comigo: Se a internet é um sítio onde todos estão presentes, quase 24 horas por dia, por que não fazer com que essas pessoas reparem na sua empresa?

Uma das diferenças entre as campanhas digitais e as campanhas offline é o poder da segmentação. No mundo online é muito mais fácil segmentar e dizer às ferramentas quem quer impactar, outra diferença é a possibilidade de medir exatamente o ROI (retorno sob o investimento) obtido com a sua campanha.

As campanhas digitais são uma forma fácil e rápida de chegar ao seu público, além disso, conseguimos ver quase “ao vivo” o que estão a dizer sobre a sua campanha (Já consegue ver o poder das redes sociais? Haha).

Agora que sabe um pouco mais sobre presença digital, vai querer continuar a ficar de fora? Contacte-nos para o ajudarmos a ficar cada vez mais visível para quem quer impactar.

Pedro Montijo, digital marketeer da Media em Movimento

Outras fontes: