fbpx

Sinais de uma crise no seu negócio

Sinais de uma crise no seu negócio

Uma “crise” é, geralmente, antecedida de sinais que podem evitar um maior impacto no seu negócio. Listamos aqui alguns com respetivas categorias que podem ajudá-lo a identificar atempadamente.

Desde um incidente ou um acidente, um boato, uma reclamação, um atraso no pagamento de salários, um despedimento, uma ameaça de greve, uma notícia na imprensa ou mesmo uma rede social, podem constituir motivo de Crise para a sua empresa.

Há várias situações que podem despoletar uma crise, por isso, comece por classificá-las:

. Problema – pode ser qualquer situação do dia-a-dia, podendo evoluir em função da relevância que lhe atribuir e do tipo de risco associado. Aconselha-se, portanto, ter um processo de gestão de riscos a decorrer na sua empresa.

. Incidente ou Emergência – são ocorrências que afetam a operação da empresa, seja humana ou tecnológica. Obrigam a uma intervenção imediata e devem estar contemplados num Plano de Continuidade do Negócio

. Crise – pode ser qualquer coisa que traga danos à imagem da organização ou prejudicar a sua relação com a sociedade, clientes, acionistas, investidores, parceiros, órgãos reguladores, poderes públicos e demais partes interessadas. Geralmente é imprevisível e obriga a resposta imediata e coletiva.

Assim, atribua a devida prioridade a cada sinal de “potencial crise” pois um assunto mal resolvido pode tornar-se gigante quando não é tratado à nascença.

Líder ou Seguidor?

O filósofo e economista brasileiro Eduardo Gianetti respondeu numa entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que

“A Crise revela a qualidade de um líder. Tem líderes que crescem numa crise e tem outros que encolhem”.

Aponte os cinco sinais que pode sentir na altura de uma Crise:

  1. Dificuldade em decidir – avalie as vantagens e desvantagens de cada cenário de decisão
  2. Perda do Foco
  3. Fraco controlo emocional
  4. Derrotismo
  5. Fuga

Mantenha-se firme, mesmo nas decisões mais difíceis, foque-se na sua área de negócio, envolva as pessoas e escolha Crescer ou Encolher face à situação que está a viver.

Saiba mais sobre Gestão de Crise e continue a proteger o seu negócio.

Mafalda Marques, diretora-geral da Media em Movimento

Fontes:

  • Manual de Segurança Alimentar, ASAE, 2014
  • Gestão de Crise e Comunicação, Joao José Forni, Atlas Editora
  • CRISES – De Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises, António Marques Mendes e Francisco Costa Pereira, Edições Sílabo
  • Gestão de Crise, Joaquim Caetano, Maria Vasconcelos e Paulo Vasconcelos, Editorial Presença